INTRODUÇÃO
Segundo dados do Banco Mundial no seu relatório
“Globalização, Crescimento e Pobreza”, ao mesmo tempo em que os países têm
promovido a integração dos mercados através da liberalização do comércio e dos
investimentos, o mesmo não aconteceu à liberalização das políticas migratórias.
Quase todos os países desenvolvidos têm amplas barreiras legais à entrada de
estrangeiros à procura de trabalho ou residência. Apesar dessas barreiras, o
número de pessoas que vivem fora dos seus países não pára de aumentar. De 1990
a 2005 o número aumentou de 120 milhões para 191 milhões. Os migrantes
representavam em 2005, 2,9% da população mundial, o que faria destas pessoas o
sexto país mais povoado do mundo.
TAREFAS
Todos os alunos deverão
copiar e resolver em seus cadernos as seguintes questões:
01 – No final do século XX, houve uma intensificação
dos movimentos internacionais. Quais os principais motivos que levaram a esse
aumento de migrações?
02 – Explique as razões que levam os imigrantes
ilegais a se tornarem suscetíveis às condições precárias de vida nas grandes
cidades de países desenvolvidos?
03 – Xenofobia é um fenômeno que voltou a ganhar força nas últimas décadas. Que fatores têm alimentado o fortalecimento desse
comportamento social?
04 – Qual a diferença entre um refugiado e um migrante comum?
05 – Que
estratégias alguns países desenvolvidos têm adotado para conter o fluxo de
imigrantes nos últimos tempos?
PROCESSO
A turma se dividirá em grupos de no máximo quatro
alunos que terão acesso aos PCs do LEI. As atividades propostas serão
resolvidas com base nas discussões em sala, na leitura do Capítulo 08
do nosso livro didático, intitulado POVOS EM MOVIMENTO, além de acesso aos
sites indicados nos LINK´S logo abaixo.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará mediante a resolução
das questões propostas no item TAREFAS, que serão conferidas em sala, como
também em posterior discussão sobre o tema, o que ocorrerá na primeira aula
seguinte à execução da web aula.
CONCLUSÕES
As ciências
sociais têm como objetivo explicar os processos que levam a humanidade a ser
como é. Entender criticamente o processo migratório por meio de conceitos
Geográficos na atualidade demanda um conjunto muito grande de variáveis. Espero
que esta proposta de Web Quest possa estimular os alunos a investigar não só a
migração nos dias de hoje, mas também entendê-la como um tema político que
demanda uma forte carga de posicionamento particular e coletivo.
Eita tchê que dever de geografia bom...barbaridade tchê!!!
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