quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Migrações: povos em movimento





INTRODUÇÃO


Segundo dados do Banco Mundial no seu relatório “Globalização, Crescimento e Pobreza”, ao mesmo tempo em que os países têm promovido a integração dos mercados através da liberalização do comércio e dos investimentos, o mesmo não aconteceu à liberalização das políticas migratórias. Quase todos os países desenvolvidos têm amplas barreiras legais à entrada de estrangeiros à procura de trabalho ou residência. Apesar dessas barreiras, o número de pessoas que vivem fora dos seus países não pára de aumentar. De 1990 a 2005 o número aumentou de 120 milhões para 191 milhões. Os migrantes representavam em 2005, 2,9% da população mundial, o que faria destas pessoas o sexto país mais povoado do mundo.



TAREFAS

Todos os alunos deverão copiar e resolver em seus cadernos as seguintes questões:



01 – No final do século XX, houve uma intensificação dos movimentos internacionais. Quais os principais motivos que levaram a esse aumento de migrações?


02 – Explique as razões que levam os imigrantes ilegais a    se tornarem suscetíveis às condições precárias de vida nas grandes cidades de países desenvolvidos?


03 – Xenofobia é um fenômeno que voltou a ganhar força nas últimas décadas. Que fatores têm alimentado o fortalecimento desse comportamento social?


04 – Qual a diferença entre um refugiado e um migrante comum?


05 – Que estratégias alguns países desenvolvidos têm adotado para conter o fluxo de imigrantes nos últimos tempos?


PROCESSO


A turma se dividirá em grupos de no máximo quatro alunos que terão acesso aos PCs do LEI. As atividades propostas serão resolvidas com base nas discussões em sala, na leitura do Capítulo 08 do nosso livro didático, intitulado POVOS EM MOVIMENTO, além de acesso aos sites indicados nos LINK´S logo abaixo.


AVALIAÇÃO


O processo de avaliação se dará mediante a resolução das questões propostas no item TAREFAS, que serão conferidas em sala, como também em posterior discussão sobre o tema, o que ocorrerá na primeira aula seguinte à execução da web aula.



CONCLUSÕES


As ciências sociais têm como objetivo explicar os processos que levam a humanidade a ser como é. Entender criticamente o processo migratório por meio de conceitos Geográficos na atualidade demanda um conjunto muito grande de variáveis. Espero que esta proposta de Web Quest possa estimular os alunos a investigar não só a migração nos dias de hoje, mas também entendê-la como um tema político que demanda uma forte carga de posicionamento particular e coletivo. 

Um comentário:

  1. Eita tchê que dever de geografia bom...barbaridade tchê!!!

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